Luanda – O Bureau Político do MPLA manifestou, esta quarta-feira, profunda consternação e dor pelo falecimento de Mariana Paulo André, membro do Comité Central do partido e ex-deputada, ocorrido quinta-feira, em Luanda, vítima de doença.
Numa nota de condolências enviada à ANGOP, este órgão partidário destaca que enquanto deputada à Assembleia Nacional, representou o povo com a mesma dedicação e firmeza que sempre a caracterizaram.
Nascida aos 12 de Dezembro de 1956, a malograda ingressou no MPLA em 1975 e serviu o partido do coração com especial brilhantíssimo, sendo um exemplo de liderança, perseverança e integridade, expressa o documento.
Lembra que participou nas II, III e IV legislaturas, pertenceu às 7ª e 8ª Comissões de Trabalho Especializadas da Assembleia Nacional, foi vice- presidente da Comissão de Família, Infância e Acção Social da Assembleia Nacional, vice-presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares e primeira secretária do Grupo Parlamentar do MPLA.
Como médica, com um mestrado em Gestão de Saúde, o Bureau Político do MPLA destaca que Mariana Paulo André dedicou a sua vida ao bem-estar do próximo, colocando sempre a saúde e a dignidade humana em primeiro lugar.
A malagroda foi chefe de serviço de Anestesiologia dos blocos operatórios dos hospitais Américo Boa Vida e Josina Machel e, da Clínica Sagrada Esperança.
Foi também segunda secretária do Comité de Especialidade dos Médicos do Comité Provincial do Partido de Luanda e a segunda figura da Ordem dos Médicos.
“A vida de Mariana Paulo André entre nós foi marcada por memoráveis momentos que deixam marcas, porém, a sua simpatia inigualável e o sorriso que contagiava todos à sua volta também permanecerão vivos em nossas memórias. Ela sempre estendia a mão para quem precisasse, jamais negando ajuda a quem dela dependia", sublinhou o MPLA.
Reconhece que, pela sua militância, disponibilidade de serviço à pátria fazem da sua morte não apenas uma perda para a sua família, mas uma perda para a nação angolana.
"Neste momento de dor, o Bureau Político do Comité Central do MPLA verga-se perante a sua memória e endereça à família enlutada, os mais profundos sentimentos de pesar", expressa. ART