Luanda – O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, afirmou hoje, sexta-feira, que o seu partido vai continuar a aproximar os serviços públicos à população, para melhorar as condições sociais das localidades e o bem-estar da população.
Durante os 10 minutos do tempo de antena do MPLA na Rádio, programa emitido no âmbito das eleições gerais de 24 deste mês, João Lourenço destacou os investimentos feitos pelo Executivo, num curto espaço de tempo, com realce para a construção de infra-estruturas nas áreas da saúde, educação e energia e águas.
“A tarefa de aproximar os serviços públicos à população não se cumpre da noite para o dia, mas já está a ser executada de forma acelerada e, quanto mais avançarmos, melhor e mais fácil será a vida das populações”, sublinhou.
O cabeça-de-lista do MPLA disse que foram implementados, em todo o país, mais de dois mil projectos no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Lembrou que, em cinco anos, foram construídas, no país, 88 novas unidades de saúde e 670 escolas de vários níveis.
Lançado em Junho de 2019, o PIIM é implementado nos 164 municípios do país e conta com um financiamento equivalente em kwanzas a dois mil milhões de dólares do Fundo Soberano de Angola.
Essa é a quinta vez que os angolanos vão a voto, depois dos pleitos realizados em 1992, 2008, 2012 e 2017.
Para as eleições gerais do dia 24 deste mês, são esperados 14 milhões e 399 eleitores nas assembleias, dos quais 22 mil 560 angolanos que residem na diáspora.
Sete partidos políticos, designadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, P-NJANGO e APN, e a coligação CASA-SE, estão na contenda política.