Dundo- Cento e trinta e oito pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas nos municípios de Xá-muteba e Capenda Camulemba, província da Lunda-Norte, durante uma micro-operação da Policia Nacional.
De acordo com uma nota da corporação, enviada hoje, quinta-feira, à ANGOP, durante a operação em curso desde o início deste ano, foram igualmente apreendidos três mil e 950 dólares norte-americanos e 329 mil Kwanzas, em posse de supostos traficantes ilegais.
A nota refere que foram também apreendidos um total de três mil e 205 litros de combustível, sendo dois mil e 700 de gasolina e 505 de gasóleo, por contrabando, cujo destino era a República Democrática do Congo (RDC).
O documento acrescenta que os meios apreendidos foram entregues à Administração Geral Tributária e à Comissão de Arrolamento da “Operação Transferência”, como fiéis depositários.
Por outro lado, a nota informa que foram também detidos 616 cidadãos da RDC, por violação da fronteira, sublinhando que após os procedimentos administrativos, os mesmos foram repatriados ao país de origem.
A micro-operação visa o combate ao garimpo, trafico, posse e venda ilicita de diamantes, de seres humanos, contrabando de combustivel e imigração ilegal. JVL/HD