Luanda - Angola e o Congo discutem, a partir de segunda-feira, em Ponta Negra, as modalidades para a garantia da segurança conjunta da fronteira, o quadro da concertação e troca de informações entre os órgãos de segurança dos dois países.
De acordo com uma nota do Ministério do Interior a que a ANGOP teve acesso, os dois países vão passar em revista o estado da cooperação no domínio da defesa e segurança, com ênfase na fronteira comum, a demarcação e delimitação das fronteiras terrestre, fluvial e marítima.
A agenda reserva também a abordagem de aspectos relativos à segurança e ordem interna, bem como o acordo entre as Repúblicas de Angola e do Congo sobre a constituição de uma comissão mista e permanente de defesa e segurança, em conformidade com o memorando de intenções, assinado em Luanda, em Fevereiro deste ano.
As duas partes vão, de igual modo, analisar o protocolo sobre luta contra à criminalidade transfronteiriça e terrorismo,
o acordo de cooperação em matéria migratória, bem como a possibilidade de negociação e celebração de um acordo de cooperação em matéria de assistência mútua aduaneira.
A equipa angolana será chefiada pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho.