Washington – Um submarino da Marinha dos EUA chegou à Baía de Guantánamo, Cuba, numa demonstração de força enquanto uma frota de navios de guerra russos se reúne para exercícios militares planeados nas Caraíbas, informa a AP.
O Comando Sul dos EUA disse que o USS Helena, um submarino de ataque rápido com propulsão nuclear, chegou às águas perto da base dos EUA em Cuba na quinta-feira, apenas um dia depois de uma fragata russa, um submarino com propulsão nuclear, um petroleiro e um rebocador de resgate. Cruzou para a Baía de Havana após exercícios no Oceano Atlântico.
A parada faz parte de uma “visita de rotina ao porto” enquanto o submarino viaja pela região do Comando Sul, disse em postagem nas redes sociais.
Outros navios dos EUA também têm rastreado e monitorizado os exercícios russos, que, segundo autoridades do Pentágono, não representam uma ameaça para os Estados Unidos.
“Isso não é uma surpresa. Já os vimos fazer este tipo de escalas em portos antes”, disse a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, na quarta-feira, quando questionada sobre os exercícios russos. “É claro que levamos isso a sério, mas estes exercícios não representam uma ameaça para os Estados Unidos.”
Os exercícios, no entanto, ocorrem menos de duas semanas depois de o presidente Joe Biden ter autorizado a Ucrânia a usar armas fornecidas pelos EUA para atacar dentro da Rússia para proteger Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.
O presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu então que os seus militares poderiam responder com “passos assimétricos” noutras partes do mundo. ADR