Moscovo - A Rússia não pode deixar de reagir ao risco real de a Ucrânia obter armas nucleares, e está a tomar todas as medidas para evitar isso, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, num discurso em vídeo na Conferência de Desarmamento.
Sergey Lavrov enfatizou que as "declarações irresponsáveis" do lado ucraniano sobre os planos para obter armas nucleares não eram uma "bravata".
"A Ucrânia tem tecnologias nucleares soviéticas e veículos de entrega. Não podemos deixar de reagir a esse perigo real. Posso prometer a vocês que a Rússia, como membro responsável da comunidade internacional, determinada a cumprir os seus compromissos de não proliferação de armas de destruição em massa, tem tomado todas as medidas para impedir a Ucrânia de colocar as mãos em armas nucleares e tecnologias relacionadas".
Lavrov afirmou que a Rússia espera que "todos estejam cientes da necessidade de resolver esse problema".
Na sua declaração na Conferência de Segurança de Munique no último sábado, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, especulou que Kiev poderia reconsiderar as suas obrigações sob o memorando de Budapeste, pelo qual a Ucrânia se comprometeu a não ter armas nucleares em troca de garantias de segurança.