Madrid - A Polícia Nacional espanhola fez uma apreensão recorde de cocaína após encontrar cerca de 13 toneladas do produto estupefaciente escondidas num carregamento de bananas num contentor no porto de Algeciras, no sul de Espanha.
De acordo com a imprensa local, a descoberta ocorreu no passado dia 14 de Outubro e a cocaína estava dissimulada num contentor proveniente do Equador, segundo a Lusa.
"É óbvio que estas 13 toneladas de cocaína não se destinavam apenas ao mercado espanhol. O mercado espanhol não consegue lidar com tanta droga de uma só vez. Esta droga destinava-se a ser distribuída por toda a Europa", afirmou Antonio Jesus Martinez, chefe da Brigada Central de Narcóticos da Polícia Nacional, em conferência de imprensa.
Esta apreensão bate o anterior recorde em Espanha, que ocorreu em 2023, quando foram encontradas 9,4 toneladas de cocaína também no porto de Algeciras.
Segundo Martinez, as autoridades espanholas estavam em alerta após uma denúncia dos homólogos equatorianos a dar conta de uma carga suspeita a caminho de Espanha.
Uma mulher, sócia da empresa responsável por receber o carregamento de bananas, foi detida, enquanto outros dois homens estão em fuga. CQ/GAR