Lisboa - O Papa Francisco chega hoje às 10h00 à base aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para participar até domingo na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), são esperadas mais de um milhão de pessoas, noticia agência Lusa.
O Papa, o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ de Lisboa 2023, será recebido na base de Figo Maduro pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terá alas militares de cortesia compostas por 11 cadetes alunos da Academia Militar da Força Aérea.
De seguida deslocar-se-á ao Palácio de Belém para a cerimónia de boas-vindas, na qual será executada uma salva de 21 tiros durante o hino do Vaticano a partir da Fragata D. Francisco de Almeida, fundeada no rio Tejo.
Após as honras e parada militar em frente ao palácio, Francisco estará na residência presidencial cerca de meia hora, seguindo depois para o Centro Cultural de Belém (CCB), ali ao lado, para uma cerimónia com entidades oficiais, civis, membros do corpo diplomático e líderes de partidos políticos.
Do CCB, o Papa dirige-se para o Mosteiro dos Jerónimos, ainda em Belém, onde decorrerá uma missa de vésperas com membros do clero, como bispos, diáconos e padres da Igreja Católica.
Durante a tarde, o líder da Igreja vai para a Nunciatura Apostólica, onde se vai encontrar com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e com o primeiro-ministro, António Costa.
Durante a JMJ, Francisco vai participar no Parque Eduardo VII e em encontros com jovens, estudantes, bispos, representantes de centros de assistência sócio caritativa e de confissões religiosas radicadas em Portugal.
As principais iniciativas da JMJ vão decorrer em Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).
O Papa, de 86 anos idade, visitará o santuário de Fátima, no sábado de manhã, onde vai ficar cerca de duas horas, para rezar pela paz e contra a guerra na Ucrânia.
De acordo com os últimos números revelados pela organização, até às 13:00 de terça-feira estavam inscritos 345 mil peregrinos inscritos de todos os países, excepto das Maldivas na JMJ que é considerado o maior encontro da Igreja Católica.
Na terça-feira, véspera da sua partida para Lisboa, Francisco pediu aos católicos que o acompanhem em oração nesta sua deslocação a Portugal.
A JMJ que é o maior acontecimento da Igreja Católica, tem cinco línguas oficiais: português, francês, inglês, espanhol e italiano.
Esta jornada nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II (1920-2005), após um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. CNB/GAR