Nova Delhi – O primeiro-ministro Narendra Modi declarou vitória da sua aliança nas eleições gerais da Índia, reivindicando um mandato para avançar com a sua agenda, embora o seu partido tenha perdido assentos.
“A vitória de hoje é a vitória da maior democracia do mundo”, disse Modi à multidão na sede do seu partido na terça-feira, segundo notici a Associated Press.
Modi afirmou que os eleitores indianos “demonstraram imensa fé” tanto no seu partido como na sua coligação Aliança Democrática Nacional.
Os resultados oficiais da Comissão Eleitoral da Índia nesta quarta-feira mostram que a NDA conquistou 294 assentos, mais do que os 272 assentos necessários para garantir a maioria, mas muito menos do que o esperado.
Pela primeira vez desde que o seu partido nacionalista hindu Bharatiya Janata chegou ao poder em 2014, não conseguiu a maioria por si só, conquistando 240 assentos – muito menos do que o recorde de 303 que conquistou nas eleições de 2019.
Isso significa que Modi precisará do apoio de outros partidos da sua coligação – um golpe impressionante para o homem de 73 anos, que esperava uma vitória esmagadora.
Durante a campanha, Modi disse que o seu partido provavelmente ganharia 370 cadeiras e seus aliados outras trinta. ADR