Beijing - A China anunciou hoje que está a realizar um exercício militar no mar do Sul da China, perto do recife de Scarborough, uma ilhota controlada por Beijing mas reivindicada por Manila, num contexto de tensões bilaterais recorrentes, noticia o site Notícias ao Minuto.
Estas manobras oficiais do exército, pouco frequentes em torno deste recife, surgem numa altura em que as Filipinas lançaram dois dias de exercícios marítimos e aéreos conjuntos com os Estados Unidos, Canadá e Austrália na região.
Esta actividade militar de ambos os lados surge após vários incidentes nos últimos meses em torno de ilhotas no mar do Sul da China cuja soberania é reivindicada por Beijing e Manila.
A China está a "conduzir uma patrulha de combate conjunta no mar e no espaço aéreo perto da ilha de Huangyan", o nome chinês para o recife de Scarborough, disse a unidade de operações do sul do Exército num comunicado.
O objectivo da operação é "testar as capacidades de reconhecimento e de alerta precoce, de manobra rápida e de ataque conjunto das suas tropas", afirmou.
As actuais manobras que envolvem as Filipinas, os Estados Unidos, a Austrália e o Canadá estão também a decorrer no mar do Sul da China, segundo um porta-voz do Exército filipino, sem especificar a sua localização exacta.
De acordo com um comunicado de imprensa da Marinha dos Estados Unidos, este exercício conjunto tem como objectivo "apoiar" a emergência de uma "região do Indo-Pacífico livre e aberta". CQ/JM