Sumbe - A vice-governadora da província do Cuanza Sul para o sector Político, Económico e Social, Emília Tchinawalile, enalteceu, esta quarta-feira, no Sumbe, o esforço abnegado e empenho dos grupos carnavalescos para uma actuação condigna na edição 2023, que decorrerá entre 20 e 21 deste mês.
Para esta edição estão inscritos 234 grupos entre adultos, crianças, grupos tradicionais e blocos de animação nos 12 municípios da província.
A vice-governadora referiu que tem acompanhado os ensaios de alguns grupos em vários municípios e que demonstram empenho, melhoria na sua apresentação, nas canções, nas danças, indumentária e outros itens.
“ O Carnaval é festa do povo, alegria, ritmo (…..) e que contribui para o desenvolvimento da cultura nacional”, rematou. .
Por outro lado, o director do Gabinete provincial da Cultura, Juventude e Desportos, Francisco Ventura, confirmou que que o apoio financeiro está garantido pelo governo da província e deverão receber nos próximos dias.
A edição do Carnaval de 2022 não se realizou devido a pandemia da Covid- 19, entretanto o governo local aproveitou a ocasião e homenageou os melhores grupos, entre eles a Fineza do Inconcon, Água e Luz, Cruzeta, Bota fogo e outros, por conta da contribuição que dão ao Carnaval no município do Sumbe.