Talatona - O vice-governador para o Sector Político e Social de Luanda, Manuel Gonçalves, reafirmou, nesta quinta-feira, a importância da preservação da propriedade intelectual no país, através do cumprimento de leis e tratados, visando contribuir na economia e satisfação dos criadores, autores e inventores.
O responsável disse que essa aposta passa pela necessidade de haver maior divulgação das matérias sobre os direitos autorais e da propriedade industrial, reforço das políticas públicas sectoriais de fomento e incentivo à criatividade, inovação e protecção da propriedade intelectual.
Explicou que a propriedade intelectual desempenha um papel crucial na inovação e crescimento económico, proteje o esforço criativo e incentiva novos eventos e obras, assim como colabora para a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento.
Para isso, salientou ser imprescindível a preservação e segurança dos direitos e protecção intelectual, para a continuidade de produção de obras e criações e inovações em várias categorias no país.
"A protecção da propriedade intelectual incentiva a criatividade e a inovação, acelerando o desenvolvimento social, cultural e económico. É na capacidade criativa e talento, bem como na inspiração e determinação de um povo que se depende o crescimento e a riqueza de um país", frisou.
Ao intervir na terceira Conferência Anual sobre os Direitos Autorais e Propriedade Intelectual em Angola, Manuel Gonçalves explicou que o Governo angolano, através da consagração constitucional, tem demonstrado compromisso na preservação da propriedade intelectual.
Na sua óptica, o sucesso do que se almeja só será possível se as criações e inovações serem transformadas em produtos, processos ou serviços inovadores, para estimular a criatividade e a protecção do engenho criativo.
VS/MDS