Mbanza Kongo – O secretário-geral da JURA, Manuel Armando da Costa Ekuikui, apelou, quinta-feira, em Mbanza Kongo, à população local a continuar a inspirar-se no forte poder tradicional herdado dos ancestrais do Reino do Kongo.
Em declarações à imprensa, no âmbito da sua visita de trabalho de três dias ao Zaire, o líder do braço juvenil da UNITA reconheceu figuras históricas como a profetiza Kimpa Vita, que, na sua visão, era uma mulher que garantia a unidade do reino.
“Nós viemos à busca do saber da ancestralidade. Viemos conviver com a nossa essência, como africanos, (…) porque precisamos de um caminho nosso, um nacionalismo aberto que visa, fundamentalmente, o resgate dos nossos valores enquanto africanos”, enfatizou.
Explicou que a sua visita ao Zaire, a primeira deslocação, desde que foi eleito no último congresso da JURA, enquadra-se nas jornadas patrióticas da sua organização.
Segundo o dirigente, esta jornada contempla diálogo com a sociedade civil, para abordar os desafios da juventude angolana no actual contexto do país, assim como da JURA, nos próximos anos.
Assegurou que, a reestruturação da JURA, a nível da província do Zaire, também faz parte da agenda da sua visita, com a indicação de um novo responsável dessa organização juvenil na região. DA/PMV/JL