Cazenga – A 19ª edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA/2024), que decorre desde quinta-feira, conta com a participação de 18 grupos das províncias de Benguela, Bié, Cuanza Sul, Cuando Cubango, Huíla, Malanje, Namibe, Uíge e Zaire.
O FESTECA2024, que vai decorrer até ao dia 14 do corrente mês, conta ainda com a presença de 10 grupos da província de Luanda, dos municípios do Cazenga, Talatona e Luanda.
Foi destaque no dia de abertura do festival, que conta também com a participação de grupos e companhias de teatro vindos da Alemanha, Itália e República Democrática do Congo (RDC), a exibição da ópera hip-hop "As Aventuras do ANGOSAT".
A peça do grupo Os Amigos do ANGOSAT, concebida pelo artista angolano Isis Hembe e com produção do Anim´Art, diz respeito a um musical de hip-hop ópera que segue a jornada emocional de Man Ré, um astronauta com deficiência que se prepara para uma missão espacial.
Segundo o porta-voz do festival, Marcos Balanga, um dos objectivos do FESTECA é aumentar o intercâmbio entre os grupos, bem como ajudar a desenvolver o teatro não só na capital do país, como também a nível nacional.
Durante a presente edição do festival, que decorre no Centro de Animação Artística do Cazenga, estão a ser promovidas conferências, espectáculos, oficinas de teatro e cafés teatro.
Cazenga, um dos nove municípios da província de Luanda, conta com os distritos urbanos do Tala Hadi, Cazenga Popular, Hoji Ya Henda, Kima Kieza, Calwenda e 11 de Novembro. KAM/ACS/ART