Caxito – Fazedores de teatro na província do Bengo querem mais espaços, apoios e incentivos, para tirar a arte cénica da letargia em que se encontra.
O município do Dande tem apenas o cine teatro Caxito e o centro de formação musical e artes cénicas (Cefomac), enquanto nos demais municípios (cinco) o teatro é feito em locais improvisados.
Em entrevista à ANGOP por ocasião do Dia Mundial do Teatro, alguns responsáveis de grupos teatrais consideraram que a criação de uma associação provincial e de um prémio de teatro provincial poderia ajudar a melhorar a situação actual da arte na região.
Lourenço Luís Adão Kimbumbata, integrante do projecto teatral Ana Ndanji, disse que o teatro na província caminha a passos lentos, pois não existem salas de espectáculos, ao que se junta a débil organização dos grupos.
Sugeriu a criação de um prémio provincial de cultura e artes que ajudaria a dinamizar os grupos teatrais (e não só) nos seis municípios da província.
O responsável pediu aos promotores de espectáculo para a incluírem o teatro nas suas agendas para que a arte possa ganhar maior destaque.
Já Orlando Congo do grupo Sementes de artes, é de opinião que faça uma reflexão profunda sobre a situação do teatro na província, que já teve dias melhores.
Lembrou que entre 2020 e 2022 foram realizados no Bengo três festivais de teatro nos municípios do Ambriz, Bula Atumba e Dande que possibilitaram o intercâmbio entre os vários grupos.
Na sua opinião o Cefomac (centro de formação musical e artes cénicas) deve ser aproveitado pelos grupos teatrais para melhorar a sua performance e organização.
“Já tivemos um núcleo dinamizador e várias comissões instaladoras, mas a falta de consenso sobre a liderança da associação inviabilizou a criação da referida associação”, explicou.
No Bengo existem mais de 20 grupos teatrais, estando a maioria concentrada em Caxito, município do Dande.
Deste número, apenas seis estão activos - Novos Horizontes, projecto Ana Ndanji, Sementes de´artes, Prodarte, Mensageiros de Caxito e Caminheiros Alegres.
O 27 de Março, Dia Internacional do Teatro, foi instituído em 1961, em Viena (Áustria), pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI).CJ/IF