Huambo – Actores de 15 grupos teatrais dos 11 municípios da província do Huambo participaram hoje, sábado, de uma acção formativa, com o objectivo de aperfeiçoarem os conhecimentos sobre representação cénica e melhorar as técnicas de actuação.
Trata-se de uma iniciativa do Colectivo de Artes Voz D´Africa, em parceria do grupo Teatral Miragem Teatro, no âmbito das comemorações, este ano, dos seus 25 e 28 anos de existência, respectivamente.
Os participantes foram capacitados em matérias como “A palavra no processo criativo do actor”, “Luz e sua evolução no espaço cénico e na relação com o espectador “ e “Construção de personagem na voz”.
Em declarações à ANGOP, o director executivo do Colectivo de Artes Voz D´Africa, Pedro Nhanga, fez saber que a acção formativa surge com a necessidade de mitigar o défice de qualidade que se tem registado na actuação dos actores, de modo a melhorar a qualidade dos espectáculos nos palcos.
Por isso, o responsável anunciou a realização, a partir no próximo dia 25, de um curso básico de teatro, com a duração de três meses, com a participação de grupos teatrais e pessoas interessas da província e não só, de modo a preparar os actores antevendo a entrada em funcionamento do centro cultural.
Sobre a situação do grupo, volvido 25 anos, disse ser bastante satisfatória, apesar de ter registado uma pausa na realização, sobretudo, de festivais, estando a projectar a IX edição, em Setembro próximo, no âmbito das jornadas comemorativas ao aniversário da cidade do Huambo.
Enquanto isso, disse que a agremiação tem estado a desenvolver outras actividades, com apoio do Governo da província do Huambo, ligadas à exibição de peças teatrais em estações radiofónicas e nas ruas da cidade, cujos resultados, do ponto de vista de intervenção social, são positivos, à semelhança das peças convencionais.
José Silveira Teixeira, um dos responsáveis do grupo Miragem de Teatro, disse que as artes cénicas no país têm evoluído, significativamente, apesar dos inúmeros desafios e as dificuldades que os grupos têm enfrentado, por falta de apoio das instituições governamentais e da classe empresarial.
O actor defendeu maior aplicação das políticas públicas de apoio às artes cénicas, com realce para a Lei do Mecenato, com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento do sector no país.
Grupos celebram aniversários com espectáculos teatrais
As jornadas comemorativas dos 25 e 28 anos de existência dos dois grupos serão, igualmente, marcadas com exibições, sábado e domingo, de duas peças teatrais, na Biblioteca provincial do Huambo.
As peças, com título "Tem um morto na minha cama e Diálogo com os mortos", serão exibidas pelo grupo Miragem Teatro.
Furando 10 de Março de 1998, o Colectivo de Artes Voz D´Africa, com várias participações nacionais e internacionais, detém, entre outros feitos, o título de vencedor do Prémio Nacional de Cultural e Artes em 2012, para além do segundo lugar da terceira edição do festival nacional de teatro, realizado em 2001, em Cabinda, e do prémio de teatro cidade do Huambo, assim como homenagem e reconhecimentos.
Já o Miragem Teatro, fundado a 07 de Junho de 1995, é tido como um dos maiores do país, tendo, igualmente, vencido o Prémio Nacional de Cultura e Artes, em 2009, e o festival de Teatro copa Cabana, realizado em Mindelact, Cabo Verde, em 2006. VKY/ALH