Huambo – Trinta e cinco obras de arte visuais estão patentes desde hoje, sexta-feira, no Centro Cultural “Manuel Rui Monteiro”, cidade do Huambo, numa exposição intitulada “In vitus in futurum”, expressão latina que significa “Visão para o futuro”.
A exposição, com a duração de 30 dias, numa iniciativa do projecto turístico angolano Elefantes Bay, visa homenagear o primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, e celebrar os 112 anos da fundação da cidade do Huambo, completados a 17 e 21 do corrente mês, respectivamente.
Segundo o curador da exposição, Rómulo Rosa, as obras patentes pertencem a 20 artistas plásticos angolanos convidados e visam incentivar a preparação para o futuro, maior planificação e perspectivas, na vertente artística e cultural.
Disse que o evento prevê, até 27 de Outubro próximo, alargar o número de expositores e obras visuais, com a colaboração da União Nacional dos Artistas Plásticos, para darem a conhecer o seu objecto de pesquisa e trabalho.
Por sua vez, o director do projecto Elefantes Bay, Pedro Pissarra, disse ser uma abordagem inovadora e de incentivo a criatividade dos artistas, para demonstrar que as raízes de Angola na cultura e na educação dos povos.
Informou que a Elefantes Bay tem um projecto cultural e de responsabilidade social, que consiste em instalar obras de arte produzidas por artistas angolanos em 36 rotundas, numa urbanização turística, que está a ser construída pela empresa.
Presente no local, o director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Jeremias Piedade, disse que a exposição representa a criatividade dos artistas angolanos e demonstra que o Centro Cultural “Manuel Rui Monteiro” já começa a responder com os intentos da sua criação.
Frisou que o evento vai terminar o mês do Herói Nacional (Setembro) e demonstrar que a província do Huambo já tem espaços suficientes para acolher qualquer tipo de evento cultural, com artistas diversificados, para galvanizar o turismo e a criatividade dos jovens.
Desde 2010, o projecto privado urbano-turístico Elefantes Bay está localizado na Baía dos Elefantes, província de Benguela, para a concessão urbanística da Urbanização da Baía dos Elefantes, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e contribuir positivamente para a projecção internacional de Angola. ZZN/ALH