Cuvango - A biblioteca municipal do Cuvango, na província da Huíla, reabre no próximo 17 - Dia do Herói Nacional, com um espaço cultural, com o objectivo de promover a discussão crítica, a preservação dos hábitos e costumes locais, bem como a investigação na comunidade académica.
A biblioteca reabre ao público após três meses de encerrada para reabilitação e apetrechamento com equipamentos modernos, com custos de 11 milhões de kwanzas, do orçamento participativo.
A biblioteca tem agora espaços para leitura, investigação científica, prática de xadrez e espaços de exibição cultural, bem como foi apetrechada com novos meios como, computadores, impressoras, projectores para exibição de filmes e tele-aulas, assim como novos livros de várias temáticas.
Ao falar do assunto hoje, quarta-feira, nesta cidade, o chefe de secção de Educação e Ensino da direcção municipal da Educação, José Domingos Tchihese, afirmou que os livros foram arrecadados por meio de doações dos membros locais e outros fora do município, pelo que passaram de mil 115 para mil 165 obras.
O orçamento participativo é uma verba inscrita do Orçamento da Administração Municipal ou ente equiparado sobre o qual os munícipes decidem livremente sobre os projectos a executar e a respectiva gestão.
No orçamento anual atribuído a cada município, a quantia é de 25 milhões de kwanzas para aplicação em investimentos prioritários para o bem da comunidade, conforme a perspectiva do munícipe, o qual decidirá livremente a quem compete a gestão.
As propostas devem incidir sobre investimentos e gastos no funcionamento do serviço de iluminação, áreas verdes, limpeza urbana e obras de saneamento básico ou manutenção de serviços, assim como gastos dos centros comunitários.
Ainda no mesmo leque encontram-se as políticas sociais, a infância, a juventude, a terceira idade, o desporto, a mulher, as actividades culturais, a manutenção de bibliotecas municipais e outras despesas relevantes com impacto directo sobre um público-alvo específico.
O município do Cuvango, província da Huíla, dista 356 quilómetros a Leste do Lubango e tem uma população estimada em 106 mil 421 habitantes. EM/MS