Luanda - Os volumes I e II da colectânea "Os Bantu na Visão de Mafrano - Quase memórias", do escritor angolano Maurício Caetano "Mafrano", serão apresentados nos dias 9 e 14 deste mês, nas cidades do Porto e Coimbra, em Portugal.
A informação consta de uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje, sábado, na qual se realça que Mafrano tinha uma profunda alma bantu, mas era também um amante da cultura universal.
Ressalta-se que, quatro décadas depois da sua morte, o mundo ouve falar deste homem com a profundidade de vozes autorizadas como Dom Zacarias Kamuenho, Kabengele Munanga, Dom José Manuel Imbamba, Antonieta Lopes, Eugénio Inocêncio, Nazaré Ceita, Paulina Chiziane e João Gime Luís.
A colectânea é uma trilogia póstuma de antropologia bantu, com mais de 700 páginas.
O primeiro lançamento público aconteceu em Abril de 2002 em Luanda, tendo sido já apresentado em países como Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, bem como por vídeo-conferência na Universidade de Curitiba e Rio de Janeiro, no Brasil.
Maurício Caetano, nascido no Dondo, província Cuanza-Norte, foi professor, oficial de impostos e membro fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA). FMC/AC