Cazenga – A obra científica intitulada Monografia do Cuanza-Norte, do historiador angolano Manuel António da Costa “Kanjungo", foi lançada neste sábado, na Mediateca Zé Dú, no município do Cazenga, em Luanda.
O livro retrata várias biografias de nacionalistas angolanos, entre os quais José Mendes de Carvalho “HojI-ya-Henda”, Cónego Manuel das Neves e Lopo do Nascimento.
Aborda ainda aspectos ligados à origem da província do Cuanza-Norte, a situação socioeconómica, assim como os hábitos e costumes da população.
Lançado sob a chancela da editora Mayamba, o livro, de 230 páginas, conta com uma tiragem de mil exemplares e está a ser comercializado a 10 mil kwanzas.
Em declarações à ANGOP, o autor justificou que a publicação da obra visa contribuir na compreensão da história da província do Cuanza-Norte.
O autor referiu que escolheu o município do Cazenga para lançar a a obra, em Luanda, por ser a província onde alberga o maior número de naturais do Cuanza-Norte.
Manuel António da Costa “Kanjungo" nasceu a 26 de Setembro de 1946, no Gulungo Alto (Cuanza Norte). É autor do livro Memorias de Camassoxi, publicado em 2013. KAM/SC