Lisboa (Da Correspondente) - Declamações de algumas poesias do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e música diversa marcaram, neste sábado, em Lisboa (Portugal), as celebrações do dia do Herói Nacional, assinalado a 17 de Setembro.
Poemas como Caminho do Mato, Adeus na Hora da largada, As terras sentidas, Comboio Africano, entre outras, foram recitadas por várias crianças, num evento que reuniu a comunidade Angolana residente em Portugal, numa iniciativa da Associação da Comunidade Angolana em Almada (ACAA).
A actividade foi animada com música “Criar”, poema de Agostinho Neto e musicada por Chalo Correia e “Sambinzaga”.
Na ocasião, o ministro Conselheiro da Embaixada de Angola em Portugal, Henrique Assis, considerou importante a realização de eventos de género, por permitir que a comunidade esteja cada vez mais unida.
Henrique Assis reafirmou ainda o compromisso da missão diplomática em continuar a apoiar os angolanos residentes nesse país luso, sempre que necessitem.
Por sua vez, o presidente da Federação das Associações Angolanas em Portugal, Rui Paulo Lima, frisou ser importante que as crianças angolanas que residem fora do país conheçam a história, daí a importância de eventos como este que marca as celebrações do dia do Herói Nacional, assinalado a 17 de Setembro.
Estiveram presentes no evento, diplomatas e funcionários da representação diplomática de Angola em Portugal, membros da sociedade civil, dentre outros convidados. EJM/SEC