Lubango - O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla vai, no segundo trimestre de 2022, contar com três novos laboratórios actualmente em construção, com financiamento PIIM.
Os laboratórios irão dedicar-se à análise nos cursos de Física, Química e Biologia, algo que era feito de forma rudimentar desde os anos 1980.
O investimento do Estado busca melhorar o perfil de saída dos estudantes daquela que é a primeira instituição de ensino superior da região sul, pois é essencial um dispensatório didáctico, para que possam ser desenvolvidas actividades experimentais constantes dos manuais.
Segundo o encarregado da obra, Carlos Nato, as obras que contemplam ainda a construção de seis novas salas de aula e estão com execução física na ordem dos 75%, devendo ser em entregues em Março.
Tecnicamente, explicou que são edifícios feitos de estruturas de alvenaria e betão armado, equipados com rede de água fria, cuja empreitada está orçada em 68 milhões de Kwanzas.
O Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla) é uma instituição de ensino superior pública angolana, sediada na cidade do Lubango e entre os ISCED's é a mais antiga instituição, existe desde 1980 e tem a sua área de actuação restrita à província da Huíla.