Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, defendeu, esta sexta-feira, a implementação de cursos de doutoramento no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huambo) para manter a oferta formativa permanente e sustentável.
O governante falava na cerimónia de outorga de diplomas a 223 novos licenciados nas especialidades doa ensinos da Biologia (58), Geografia (40), Física (16), História (34), Inglesa (1), Língua Portuguesa (41), Matemática (20), Pedagogia (um), Psicologia (três) e Química (nove).
Na ocasião, Pereira Alfredo disse que os licenciados e mestres formados na instituição necessitam prosseguir com a formação, sem ter que sair do seu habitar natural, daí que a instituição precisa, rapidamente, criar condições para o programa de doutoramento, de modo a completar a cadeia formativa.
Lembrou que o ISCED-Huambo foi fundado em 1983 e, durante este percurso, já graduou seis mil 387 licenciados e 47 mestres em diversas especialidades, uma obra que deve ter sequência, para se ter professores melhores capacitados nesta região do país, considerada de cidade académica.
A olhar pelo tempo, disse tratar-se de uma instituição antiga, com os pés bem assentes no chão, que pode, de forma ousada, dar este passo decisivo e importante do ciclo formativo de um estudante e de investigação científica.
“Se é verdade que já formamos licenciados e mestres, o passo seguinte teremos que formar doutores, uma missão que não vencerá sozinha, pois estarei consigo nessa luta, que, com plenitude, de certeza, vamos vencer” declarou o governante.
Aos 223 novos licenciados, Pereira Alfredo apelou à transformação da sociedade com os conhecimentos obtidos, pois a educação não é um custo, mas, sim, um investimento e desafio, que precisa ser replicado.
Por sua vez, o presidente do ISCED-Huambo, Alfredo de Jesus Paulo, disse que a implementação dos cursos de doutoramento é um desafio em carteira, que está a ser trabalhado pela instituição, em parceria com a Universidade do Porto, em Portugal.
Adiantou que os contactos estão avançados, com as primícias iniciais e aspectos políticos de aceitação em tratamento, para a implementação, numa primeira fase, do curso de doutoramento em Ciências da Educação.
Sem precisar datas, disse ser um processo que deverá merecer aprovação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, por causa dos acordos de cooperação, que precisam ser ratificados.
Durante a cerimónia, foram, igualmente, graduados 10 finalistas do programa de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola (RETFOP), nas áreas de agregação pedagógica de Informática e Administração em Serviços.
O ISCED-Huambo ministra oito cursos de licenciatura, nomeadamente os ensinos da Biologia, Geografia, Matemática, Física, Química, História, Língua Portuguesa e Literatura Inglesa, para além de dois mestrados em Ciências da Educação e em Conservação da Natureza. ZZN/JSV/ALH