Moçâmedes - O primeiro secretário do MPLA no Namibe, Archer Mangueira, exortou hoje, quarta-feira, aos estudantes universitários a elaborar projectos de fim de curso, para catapultar a província a um desenvolvimento socioeconómico e cultural aceitável.
Esse incentivo foi feito pelo primeiro secretário num encontro de auscultação com estudantes das faculdades de Engenharia e Tecnologia, de Ciências Sociais e Humanidade e de Pesca e Ciências Naturais.
Archer Mangueira apelou-os a trabalhar em projectos ligados ao saneamento básico, abastecimento de água, electrificação, sinalização de trânsito, entre outros, que segundo o político ajudarão a melhorar, não só da imagem da província, como também alavancar a economia.
Disse ainda que esses projectos de investigação científica, bem elaborados e discutidos, podem tornar-se realidade e impulsionar o bem-estar de muitas pessoas.
Neste encontro, o politico e também governador da província, deu como exemplo o programa da melhoria do saneamento básico da cidade de Moçâmedes, com a elaboração do projecto denominado “Lixo Zero”, onde foram adquiridas motorizadas para recolha, mas que ainda não entraram em funcionamento, por falta de empreendedores interessados.
Neste sentido incentivou aos estudantes a criare pequenas cooperativas, sobretudo os do curso de Engenharia Ambiente, para que possam ser os promotores dessa acção.
Neste capitulo, Archer Mangueira, salientou ainda estar aberta a candidatura para uma empresa de fiscalização desse processo de recolha de lixo, tendo mesmo apelado aos estudantes a candidatar-se.
No campo da formação, revelou que há parcerias feitas com algumas universidades portuguesas para disponiobilizar docentes que vão reforçar os diferrentes cursos da universidade local.
Ainda no âmbito desta parceria foi, igualmente, privilegiada a possibilidade de abertura dos cursos de pós-graduação, para professor universitarios do Namibe.
Na auscultação mantida com os estudantes, Archer Mangueira, garantiu dar apoio com bolsas de estudos internas para os mais carenciados e com melhor desempenho formativo.