Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

MED capacita 100 professores e directores de escola

     Educação              
  • Luanda • Segunda, 22 Julho de 2024 | 15h15

Luanda - Cem directores de escola e professores do ensino primário das 18 províncias do país, participam desde hoje, segunda-feira, numa formação de formadores, promovida pelo Ministério da Educação (MED), no âmbito do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II).

O PAT II, Projecto desenvolvido pelo Ministério da Educação com o apoio financeiro do Banco Mundial, visa capacitar os jovens angolanos, especialmente as raparigas, e melhorar a qualidade da aprendizagem para todos.

Uma das componentes do PAT II é a gestão, monitoria e avaliação do projecto, salvaguardando o seu desenvolvimento, com a implementação de políticas de educação e o reforço da capacidade de gestão de pessoal do MED, dos gabinetes provinciais e municipais, o que permitirá a geração de evidências sobre a eficácia das intervenções, o aumento da capacidade para a avaliação rigorosa do impacto das acções e a garantia de tomada de decisões.

Ao proceder a abertura do evento, o secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, destacou que o  êxito no desenvolvimento humano está atrelado à formação e educação adequadas, isto é, à preparação correcta de crianças, jovens e adultos para enfrentarem os desafios quotidianos.

Neste contexto, a escola desempenha um papel fundamental, pois é o local onde formalmente acontecem os processos formativos e educativos e é onde se apresentam os grandes desafios para cumprir seu papel educacional e formativo.

Fez saber que o Ministério da Educação, através do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos está a implementar um conjunto de acções com vista à contínua melhoria da qualidade de ensino. 

A ideia é continuar a trabalhar para um ensino de qualidade, implementando estratégias importantes, introduzindo ciclos de orientação  focados em 3-4 competências pedagógicas e progredindo com base nos resultados das observações, onde são identificadas as competências pedagógicas que devem ser usadas nas práticas diárias da sala de aula.

Referiu que a presente capacitação tem como objectivo de fortalecer a capacidade de gestão pedagógica dos professores e directores das escolas, visando a melhoria da educação ou das oportunidades no mercado de trabalho resultantes da aquisição de básicas das competências dos alunos.

Disse esperar que os professores e directores de escola saiam da capacitação com um domínio relativo das prioridades e estratégias do Governo para o Desenvolvimento Humano para 2023-2037, cuja implementação resultará na expansão dos sectores da educação, formação profissional e no aumento da qualidade e relevância da oferta educativa e formativa no país.

Ao final desta acção de capacitação, prevista para sexta-feira, o MED espera que os professores e directores de escolas melhorem o desempenho pedagógico: um domínio das competências pedagógicas e metodológicas necessárias para elevar a qualidade do ensino e aprendizagem no nosso país.

Auguram igualmente que desenvolvam competências de gestão em sala de aulas: adquiram habilidades essenciais que lhes permitam demonstrar, praticar, verificar a compreensão e construir relacionamentos eficazmente, garantindo um ambiente de aprendizagem positivo e produtivo.

A implementação de estratégias pedagógicas essenciais: sejam capazes de aplicar as estratégias aprendidas durante a formação, promovendo um ensino focado nas necessidades dos alunos e nos objectivos de aprendizagem estabelecidos.

Os formandos, prosseguiu, devem ser capazes de contribuir para a melhoria do sistema educativo: sejam agentes de mudança, contribuindo para a contínua melhoria do sistema educativo, respondendo aos desafios contemporâneos e adaptando-se às novas realidades e exigências da educação.

"Em suma, desejamos que esta formação resulte numa melhoria significativa do desempenho pedagógico e administrativo das escolas, reflectindo-se na qualidade da educação oferecida e no sucesso dos alunos, preparando-os melhor para os desafios futuros", frisou.

Acredita que, durante o período de formação desenvolverão uma série de actividades que, de certo modo, os ajudará a reforçar todo um conjunto de saberes que resultarão em acções concretas nas escolas, pelo toda atenção e responsabilidade serão necessárias.

Aos formadores, augurou que utilizem as metodologias de trabalho mais eficazes para envolver todos os formandos nas discussões, a fim de alcançar os objectivos preconizados pelo projecto. JAM/PA





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+