Sumbe – Cento e vinte mil e 709 novos alunos vão ingressar, no ano lectivo 2023/24, no sistema de ensino geral, na província do Cuanza Sul, informou, esta sexta-feira, na cidade do Sumbe, o director do Gabinete Provincial da Educação, José Eduardo.
Em declarações à ANGOP, o responsável referiu que estão disponíveis vagas para as classes de iniciação, com 87 mil e 936, 1º ciclo do ensino secundário (22 mil e 806), pré-universitário (cinco mil e 776), assim como os magistérios (mil e 635) e os institutos politécnicos (dois mil e 556).
De acordo com o director, houve um aumento de quatro mil vagas em relação ao ano lectivo 2022/23, fruto da construção de 27 escolas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Disse que, neste momento, decorrem as inscrições em todas as escolas da província, dentro das normas exigidas pelo sector da Educação.
Por outro lado, garantiu a existência de material escolar para os alunos, sobretudo para o ensino primário, que serão distribuídos no início das aulas.
A província do Cuanza Sul conta com 487 escolas do ensino geral, asseguradas por 10 mil e 488 professores.CIJ/MCN