Luanda – Duas escolas do ensino primário de sete salas de aulas cada foram inauguradas hoje, quinta-feira, nos distritos urbanos da Maianga e Sambizanga, município de Luanda, província de Luanda, pelo vice-governador de Luanda para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Cristino Mário Ndeitunga.
Construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM) e orçadas em 120 milhões de kwanzas cada, as escolas servirão para albergar 600 alunos cada.
Segundo a Presidente da Comissão Administrativa de Luanda (CAL), Maria Antónia Nelumba, as salas da escola 1150 da Maianga, situada no bairro Cassequel do Buraco juntam-se as 12 salas existentes que alberga mil e 360 alunos.
Inaugurada em 2018, pelo Presidente da República, João Lourenço, a unidade que leccionava apenas aulas da iniciação à 6ª classe, vai agora receber alunos até a 9ª classe, segundo a responsável.
No Sambizanga, no largo do Brás, a escola 1306 "Bernardo Jorge Martins Correia - Bangão” foi construída de raíz e é uma homenagem ao cantor pelo feitos na música nacional.
Por sua vez, o vice-governador de Luanda, Cristino Mário Ndeitunga, instou os utentes das escolas (directores, professores e alunos) para preservarem o bem público, para que possa beneficiar outros alunos por um longo período.
Caracterizou Bangão como exímio artista da cultura do país e um símbolo de elegância, pelo que a homenagem significa uma responsabilidade para os professores e alunos, para que dela saiam profissionais que façam obras elegantes.
A esposa do cantor, Filipa José, agradeceu o gesto de reconhecimento ao marido.
As duas infra-estruturas comportam além das salas de aulas, campos polidesportivos, salas de informática, gabinetes do director, casas de banho, entre outros.