Jamba – O município da Jamba, na Huíla, ganhou hoje, quarta-feira, uma escola primária de sete salas de aula, para mil 262 alunos, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM, para saudar as comemorações dos 48 anos de Independência Nacional (11 de Novembro).
Trata-se de um empreendimento escolar apetrechado e inaugurado na povoação de Cacungo, na comuna do Dongo, pelo administrador local, Abel Wandy André, cuja obra custou ao Estado 126 milhões de kwanzas, comportando, igualmente, dois gabinetes, um refeitório, casas de banho e uma quadra desportiva.
Com a construção do referido estabelecimento, o município da Jamba passa a contar com 59 escolas, para 36 mil 178 alunos matriculados no presente ano lectivo, onde ministram 887 professores.
Falando no acto da inauguração da mesma, o administrador Abel André, afirmou que a construção da escola melhora a qualidade de ensino e da aprendizagem, pois confere mais conforto aos utentes.
Aconselhou aos pais e encarregados de educação a dissuadirem diariamente as crianças de depredarem os bens públicos, para que possam durar mais tempo.
“A administração deu o primeiro passo de sucesso de entregar a bela escola aos professores, ao director, pelo que as crianças devem aproveitar ao máximo esta infra-estrutura, para que um dia quando olhar para atrás, diga que valeu a pena”, disse.
Com uma superfície territorial de 12 mil quilómetros quadrados, o município da Jamba dista a 315 quilómetros a Leste do Lubango, conta 138 mil 147 habitantes e dista 315 quilómetros a leste do Lubango. JT/MS