Caxito- Uma escola de formação de professores do pré-escolar, denominada “Magistério Kimamuenho”, com capacidade para albergar dois mil alunos em dois turnos, foi inaugurada nesta quinta-feira, em Caxito, província do Bengo.
Localizada no Caboxa, comuna das Mabubas (município do Dande), a escola tem 20 salas de aula, 5 laboratórios (biologia, química, física, informática básica e multimédia), refeitório, ginásio, dois internatos com 32 quartos (feminino e masculino), quadra desportiva, lavandaria e uma residência para o director.
Construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na instituição são leccionados os cursos de economia, administração pública, contabilidade e gestão, educação, biologia, química, pré-escolar e educação física.
A infra-estrutura está avaliada em cerca de dois biliões e 900 milhões de kwanzas, ocupa uma área de 200 mil metros quadrados e as obras tiveram a duração de 8 meses.
No acto de inauguração, a ministra de Estado para a área social, Carolina Cerqueira, referiu que a educação ocupa um lugar fundamental no desenvolvimento humano e no crescimento económico do país.
“Queremos que a educação seja no futuro um sinónimo de trabalho, de crescimento económico, de valores familiares, sociais e cívicos, de solidariedade, sobretudo, de dignificação da pessoa humana”, sublinhou.
A governante prometeu, para breve, a entrega de autocarros, para garantir a mobilidade dos estudantes, professores e funcionários.
A ministra da Educação, Luísa Grilo, sublinhou que as novas instalações vão conferir maior dignidade aos docentes e discentes, assim como exigir destes melhor qualidade de ensino.
Já a governadora do Bengo, Mara Quiosa, reiterou o contínuo apoio do governo ao sector social, através da construção de escolas e postos de saúde, lembrando que mais de 25 por cento dos projectos do PIIM na província estão direccionados ao sector da educação.
Numa mensagem, os estudantes solicitaram a disponibilidade de transporte escolar para facilitar a mobilidade dos alunos.
Desde a sua criação (1995), a instituição já formou 6.889 estudantes, dos quais 2.192 do sexo feminino e 4.697 do sexo masculino nos diferentes cursos.
Este ano lectivo, estão matriculados 1.972 estudantes distribuídos em dois turnos e assegurados por 136 professores.
A instituição tem as condições asseguradas para o internamento de 128 alunos, dos quais 64 do sexo feminino e igual número do sexo masculino.
Recorde-se que as obras da instituição tiveram início em 2013 e foram paralisadas em 2016 por dificuldades financeiras, sendo retomadas em 2021.