Mbanza Kongo – Cerca de dois mil alunos do I e II ciclos do ensino secundário participaram, este sábado, em Mbanza Kongo, província do Zaire, nos exercícios anaeróbicos promovidos pelo sector da Educação na região, no âmbito do encerramento da época desportiva escolar 2023/2024.
Antes, foi realizada nas primeiras horas deste sábado, uma marcha olímpica que partiu da rotunda do Monteiro, no bairro 4 de Fevereiro e percorreu cerca de dois quilómetros, tendo culminado no largo Doutor António Agostinho Neto, zona alta da cidade Património Mundial da Humanidade.
Na ocasião, o coordenador das actividades desportivas da Direcção Municipal da Educação, Manuel Sousa, disse que, com este acto, o sector cumpriu com uma das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que adestra a participação dos alunos em aulas anaeróbicas.
Acrescentou que o facto de a referida actividade contar com uma moldura humana considerável demonstra a importância que os alunos, pais e encarregados de educação dão aos exercícios físicos, despertando, desta forma, a consciência desportiva no seio das comunidades.
O administrador municipal de Mbanza Kongo, Manuel Nsiansoki Gomes, que encerrou o acto, enalteceu a presença massiva dos alunos na actividade, frisando que a mesma ajuda combater muitas doenças, com realce para a hipertensão arterial e a obesidade.
Participaram também na marcha olímpica que decorreu sob o lema “Por uma escola mais atractiva, inclusiva e dinâmica: necessidade de revitalização do desporto escolar” professores e gestores escolares.
A época desportiva escolar 2023/2024, no município de Mbanza Kongo, contou com a participação de 16 equipas do I nível ao II ciclo do ensino secundário. DA/JL