Caxito – Mil duzentos e sessenta e nove vagas estão disponíveis nas três instituições do ensino superior da província do Bengo, para o ano lectivo 2024/2025, que arranca em Outubro.
O Instituto Superior Politécnico do Bengo (ISP-Bengo) tem disponíveis 184 vagas para dois cursos, sendo 92 para engenharia agronómica e igual número para engenharia de tecnologia de transformação agro-alimentar.
Em declarações à ANGOP, a presidente do ISP-Bengo, Aurora Bambi, informou que esta cifra representa um aumento de duas vagas em relação ao ano lectivo transacto.
Referiu que o processo de inscrição teve início no dia 5 de Agosto, tendo já inscrito até a presente data cerca de 200 candidatos, sublinhando que os preparativos decorrem a bom ritmo para receber as inscrições dos candidatos até sexta-feira (16).
Na Escola Superior Pedagógica (ESP-Bengo) estão disponíveis 585 vagas, sendo 100 no curso de língua portuguesa, 85 (informática), 85 história e matemática, 90 ensino primário, 70 educação de infância e 70 para língua inglesa.
A instituição funciona em três turnos e conta com 14 salas de aula e 50 docentes.
O único estabelecimento de ensino superior privado na província do Bengo, Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) conta com 500 vagas para os cursos de psicologia, direito, contabilidade, engenharia e comunicação social, de acordo com a responsável do Recursos Humanos, Teresa João Neto.
Para o ano académico 2024/2025 a instituição tem como novidade a introdução dos cursos de engenharia e de comunicação social.
O ISTA tem oito salas de aula e conta com 47 docentes. FS/PA