Humpata - A necessidade de reflectir em torno da garantia de uma alfabetização de jovens e adultos, mais inclusiva, de qualidade e funcional foi ressaltada hoje, sexta-feira, na Humpata, província da Huíla, pela directora do Gabinete provincial da Educação Paula Joaquim.
Ao falar no acto provincial antecipado do Dia Internacional da Alfabetização, a assinalar-se no próximo domingo, 08, a directora afirmou que a educação funcional no referido grupo-alvo vai promover o desenvolvimento sustentável.
Declarou que com tal desiderato promove o crescimento do capital humano, a sua inserção na sociedade, a compreensão do mundo e das pessoas entre si, bem como a consolidação de uma paz duradoura entre os povos.
Fez saber que no ano lectivo 2023-2024, a província matriculou nove mil e 536 alunos na alfabetização, tendo verificado um aproveitamento de quatro mil 416 alunos, com um trabalho conjugado entre instituições do Estado e os parceiros sociais, num universo de cinco professores efectivos e 322 voluntários.
Para o presente ano lectivo 2024-2025, segundo a fonte, pretende-se abrir 231 turmas de alfabetização e matricular 13.850 alunos, que serão assegurados por 231 alfabetizadores subsidiados, com financiamento do Banco Mundial através do Programa de Aprendizagens para Todos (PAT).
Paula Joaquim destacou existir um crescimento populacional elevado e o número de escolas e professores ainda é reduzido, pelo que a união de esforços para conseguir erradicar o analfabetismo na província da Huíla é necessária.
As celebrações para o ano em curso do Dia Internacional da Alfabetização, em Angola, decorrem sob o lema “Alfabetização inclusiva e funcional, como ferramenta para a compreensão mútua e consolidação da paz”.
Nesta data relembra-se, em Angola, Agostinho Neto pelos esforços dedicados em dar início a batalha oficial da alfabetização, a 22 de Novembro de 1976 na fábrica Textang, em Luanda sobre o lema “Estudar é um dever revolucionário”.
O 08 de Setembro, Dia Internacional da Alfabetização, é uma data instituída em 1967 pela Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (UNESCO) com a finalidade de despertar a consciência da comunidade internacional e chegar a um compromisso mundial em relação ao desenvolvimento e a educação.
A data visa ainda enfatizar a importância da alfabetização como factor de dignidade e de direitos humanos para o desenvolvimento social e económico global. EM/MS