Cuito – A província do Bié pretende um ambiente saudável nas escolas, em que coabitam, sem constrangimentos, todos os alunos, incluindo os com necessidades educativas especiais.
Falando no encontro provincial do ensino secundário geral, decorrido hoje, na cidade do Cuito, o director da Educação do Bié, Amado Leonardo André, referiu que, para isso, será necessário que os professores pautem sempre pela empatia, rigor científico e pontualidade.
Defendeu igualmente um maior desempenho dos directores de escolas, visando acomodar adequadamente os alunos com necessidades especiais, já que o governo local tem em perspectiva enquadrar mais estudantes nos próximos anos lectivos.
A ideia, segundo Amado Leonardo André, é tornar saudável o ambiente escolar, inclusão, atenção da parte dos professores, assim como evitar quaisquer constrangimentos que põem em causa o processo de ensino e aprendizagem.
Por outro lado, o director pediu também o envolvimento da comunidade e das famílias em geral, na resolução de problemas escolares, visando alcançar a qualidade desejada.
Neste ano lectivo, 145 alunos com necessidades educativas especiais, sendo 12 finalistas portadores de deficiências auditivas, estudam nas escolas do II ciclo do ensino secundário na província do Bié.
Os outros 944 alunos, da iniciação a 9 classe, portadores de necessidades educativas especiais (auditiva, visual e psicomotora), estão matriculados na escola do ensino especial na cidade do Cuito, que conta com 23 professores.
Desde 2019 a presente data, o Gabinete da Educação já formou 255 professores em matérias do ensino especial, para suprir a insuficiência de quadros nas escolas.
Apesar de todo esforço do governo, mais de 100 alunos com necessidades educativas especiais, vindo dos diversos municípios da província, não frequentam as aulas, por falta de mais espaços e professores.
Durante o encontro provincial do ensino secundário geral, os mais de cem professores vindo dos nove municípios desta província vão reflectir sobre a pertinência dos agrupamentos para trabalho metodológico nas escolas secundárias, reflexão sobre a matriz curricular das áreas de formação e programa das disciplinas.
Constam ainda assuntos relacionados com a pertinência dos serviços de orientação vocacional e profissional nas escolas secundárias, a realidade do desporto escolar- estratégia de implementação, a violência escolar, causas, consequências e medidas de prevenção e combate e a promoção da participação da família e comunidade na gestão escolar.JEC/PLB