Uíge – Um colóquio sobre “Jornalismo ao serviço da comunidade” foi realizado hoje, segunda-feira, na cidade do Uíge, a fim de melhorar o exercício da actividade jornalística na região.
O evento, que juntou 98 estudantes do curso de Comunicação Social, foi promovido pelo Instituto Superior Politécnico Privado do Uíge (ISPPU), associações de estudantes, comunicólogos e o núcleo provincial da Associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO).
Os participantes foram capacitados em matérias ligadas às boas práticas de jornalismo, a fim de estarem em altura de dar soluções aos principais problemas que afectam a classe jornalística.
O colóquio abordou igualmente sobre o papel social do jornalismo, avanços e recuos da liberdade de imprensa em Angola, problemas sociais da juventude e políticas públicas, voto e o exercício da cidadania.
Na abertura da conferência, o director-geral em exercício do Instituto Superior Politécnico Privado do Uíge (ISPPU), Tiago Nzovu, destacou a necessidade de potenciar os estudantes do curso de Comunicação Social com conhecimentos que estimulem a investigação sobre diferentes fenómenos sociais.
Por sua vez, o prelector Silvino Kimuangana, que abordou sobre o "voto e o exercício da cidadania”, defendeu a necessidade dos cidadãos exercerem o dever de cidadania.
O colóquio teve como prelectores docentes dos cursos de Comunicação Social, de Língua Portuguesa e jornalistas.