Moçâmedes – Cento e 53 mil e 941 alunos foram matriculados no presente ano lectivo 2024-2025, na província do Namibe, dos quais 61 mil e 656 entram pela primeira vez no sistema de ensino, informou, esta sexta-feira, o governador Archer Mangueira.
Ao intervir no acto provincial de abertura do lectivo 2024-2025, o governante avançou que as aulas serão asseguradas por seis mil e 223 professores, dos quais três mil são mulheres.
Em relação à rede escolar, fez saber que a província do Namíbe conta com 194 escolas, sendo 161 públicas, 23 publico-privadas e 10 privadas.
Informou que o Governo adquiriu sete mil livros para abastecer as escolas do ensino primário, de modo a fomentar o gosto pela leitura.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Educação, Agostinho Neto, adiantou que o sector que dirige está a implementar um modelo de gestão escolar que prioriza a formação dos docentes, em prol da melhoria da qualidade do sistema de ensino.
Na ocasião, o responsável apelou aos pais e encarregados de educação no sentido de desempenharem um papel activo na formação dos menores.
O acto decorreu no município da Bibala e contou com a participação de membros do Governo, gestores escolares, professores, alunos, entre outros convidados.VR/FA