Sumbe – A aldeia da Banza Cassussua, no município da Quilenda, província do Cuanza Sul, ganhou hoje, quarta-feira, uma escola primária de três salas de aula para um universo de 240 alunos, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento de Local e Combate a Pobreza (PIDLCP).
Denominada Escola Primária do Quimbage, a construção de raíz custou Kz 30 milhões e retira beneficia alunos que estudavam em capelas da igreja Católica e salas de aula de construção de adobes.
Em declarações à ANGOP, a administradora municipal da Quilenda, Elizabete Gonçalves, destacou a necessidade dos alunos, encarregados de educação e da comunidade conservar a escola para que sirva as gerações vindouras.
Olhando para a necessidade do enquadramento das crianças no sistema de ensino, a responsável destacou “continuaremos a criar as condições necessárias ao nosso nível (construção de novas salas de aula) para que paulatinamente as crianças possam ter oportunidade de estudar e este é o nosso compromisso”.
O sector da Educação na Quilenda conta com 33 escolas, sendo 24 escolas do ensino primário, seis escolas do ensino primário e secundário, uma do I ciclo, igual número do ensino II ciclo e do Magistério. O ensino e aprendizagem é assegurado por 678 professores,
Para o presente ano lectivo estão matriculados 24 mil 194 alunos, dos quais 1926 da iniciação, 10 mil e 88 do ensino primário, mil 748 alunos do primeiro ciclo, 465 alunos do II ciclo e 143 do Magistério. Lc/PA