Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Wiliete Crédito já financiou mais de dez mil empreendedores em seis anos

     Economia              
  • Benguela • Sexta, 31 Maio de 2024 | 20h29
Director comercial da agência de microcrédito Wiliete Crédito, Jackson Capusso
Director comercial da agência de microcrédito Wiliete Crédito, Jackson Capusso
José Honório-ANGOP

Benguela – Mais de dez mil pessoas, entre pequenos empreendedores e funcionários dos sectores público e privado, já beneficiaram nos últimos seis anos de financiamento da agência de microcrédito Wiliete, apurou esta sexta-feira a ANGOP.

Criada em 2018 pelo grupo empresarial FAW para conceder microcréditos a pequenos empreendedores, a agência Wiliete Crédito é uma instituição financeira não bancária supervisionada pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e já se expandiu para Huíla, Huambo e Cuando Cubango.

Desde 2018, ano de fundação da agência em Benguela, até pelo menos 2022, a agência Wiliete Crédito já liberou mais de três mil milhões de kwanzas em microcrédito para empreendedores não atendidos no sistema bancário e sem acesso ao crédito tradicional.

Segundo o director comercial da Wiliete Crédito, Jackson Capusso, seis anos depois, a instituição mantém-se focada no seu principal objectivo de ceder créditos para os pequenos empreendedores, sejam eles funcionários públicos ou privados.

Adiantou que o crédito varia de 100 mil kwanzas, no mínimo, aos sete milhões, no máximo, sendo que a taxa de juros baixou de dez para sete ou cinco por cento, dependendo do montante solicitado.

Salientou, por exemplo, que os empréstimos acima de dois milhões de kwanzas correspondem a uma taxa de juros de sete por cento, mas, se for um milhão e 999 mil kwanzas, a taxa é de apenas cinco por cento.

Jackson Capusso diz que a empresa está disposta a ajudar o país a crescer, daí estar a financiar os micro e pequenos empreendedores que desejam abrir ou expandir o seu negócio em diferentes áreas.

Assim, recordou que a Wiliete Crédito também tem uma linha de microcrédito a uma taxa de 1.67 por cento para os agentes económicos formalizados, no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).

Agricultura

Dá ainda conta da agricultura familiar como segmento da instituição, estando a ajudar os camponeses e pescadores artesanais a desenvolverem a sua actividade, no âmbito do compromisso de combate à pobreza.

Ao todo, o director comercial da Wiliete Crédito estima que mais de mil agricultores familiares já foram financiados, sendo o limite de sete milhões para cada.

No caso dos empreendedores ou cooperativas, o gestor nota que é preciso ir ao terreno para estudar a viabilidade da sua actividade, aconselhando-o a optar pelo investimento mais adequado.

“Tem aqueles que vêm solicitar sete milhões, mas quando vamos ao terreno não existem ainda garantias”, contou, acrescentando que, nesse caso, o crédito é revisto de acordo com as condições de reembolso do cliente. 

Expansão

Além das províncias de Benguela, Huambo, Huíla e do Cuando Cubango, as acções da Wiliete Crédito se estendem, igualmente, para o Bié, Cuanza-Sul e Namibe.

De acordo com o entrevistado, a aceitação dos produtos da Wiliete é tal, que todos os dias são captados e financiados novos clientes, de uma forma simplificada.  

“Já estamos com uma carteira acima de dez mil clientes financiados”, revelou, reconhecendo que os beneficiários têm cumprido com o prazo de reembolso até 24 meses, excepto um ou outro.

Por ser menos burocrática, acessível e ágil, destacou que a Wiliete procura sempre se diferenciar da banca tradicional, razão pela qual responde às solicitações dos clientes em 24 ou 48 horas.

A agência de microcrédito Wiliete esteve presente na 13ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB), onde financiou 48 clientes, dos mais de 300 que solicitaram informações dos seus serviços, nos dias 22 a 26 de Maio, no Estádio Nacional de Ombaka. JH/CRB 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+