Soyo - Quinze quilómetros da estrada que liga o bairro Pângala ao Nó do Aeroporto Comandante Ndozi, na cidade do Soyo, província do Zaire, começaram a ser intervencionados, cuja empreitada está a cargo da empresa Mota Engil Angola.
O lançamento da obra desta estrada, que terá 13 metros de largura, foi feito esta quarta-feira pelo governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que recebeu garantias da sua conclusão em Janeiro de 2026.
Sob a responsabilidade das estruturas centrais, a obra é a sequência da Estrada Nacional nº 100, vulgo via expressa, que une os municípios do Soyo e Nzeto.
O pacote engloba também os troços dos mangais até à ponte sobre o rio Mbridge (Nzeto), em obras, e o da Casa da Telha/Mucula, município do Tomboco, este último começa a ser intervencionado ainda este ano.
Os trabalhos de reabilitação desta estrada principal de acesso à zona baixa da cidade do Soyo consistem na reparação da estrutura do pavimento existente, construção de passeios, redes de drenagem transversal e longitudinal, iluminação pública e sinalização horizontal e vertical.
Nesta altura decorrem trabalhos de limpeza e implantação das obras que exigirão a demolição de alguns imóveis, entre lojas e armazéns erguidos ao longo do traçado.
Em declarações à imprensa, após o lançamento da obra, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, disse que o início das obras de reabilitação desta via satisfaz o pelouro local e os munícipes que tanto esperavam por essa intervenção.
Pediu à empresa a quem foi adjudicada a obra para aproveitar o tempo seco para acelerar os trabalhos, assim como a abertura de vias alternativas, enquanto durar a interdição neste troço.
Apelou aos munícipes para colaborarem com a empresa e às autoridades administrativas locais para não obstaculizarem os trabalhos.
Adriano Mendes de Carvalho descartou qualquer indemnização aos cidadãos cujos imóveis serão demolidos, por encontrarem-se dentro do perímetro da estrada.
Falando à ANGOP, o secretário do rei do povo, Francisco Casimiro Angelina, que testemunhou o acto, manifestou a sua satisfação, deixando transparecer que as autoridades tradicionais vão sensibilizar a população para colaborar com a empreiteira, visando o andamento exitoso dos trabalhos.
A cidade do Soyo tem uma população estimada em mais de 200 mil habitantes. PMV/JL