Mbanza Kongo – Os cerca de 90 quilómetros do troço que liga a sede municipal do Nzeto à comuna de Kindege beneficiarão, nos próximos meses, de obras de terraplanagem para facilitar a circulação de pessoas e bens, anunciou, quinta-feira, o governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho.
O governante fez esse anúncio à imprensa, no final de uma jornada de campo, que visou constatar juntamente com uma equipa do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, o estado actual dessa estrada que dá também acesso à província do Uíge.
De acordo com o governador, o arranque da empreitada que contempla também a reabilitação de 13 pontes e pontecos ao longo do traçado será para breve, para minimizar o sofrimento dos utentes da via.
Explicou que a reabilitação do troço Nzeto/Kindege consta do pacote de projectos a serem implementados pelo Governo Provincial no exercício económico de 2024.
“Não vamos ainda falar da colocação do tapete asfáltico, mas sim de um trabalho de terraplanagem bem feito para rapidamente devolver a mobilidade neste itinerário”, afirmou.
Adriano Mendes de Carvalho destacou as potencialidades agrícolas da comuna de Kindege, sobretudo de citrinos e bananas, cuja produção acaba, muitas vezes, por apodrecer por falta de escoamento.
Alguns automobilistas ouvidos pela ANGOP, no local, aplaudiram a iniciativa do Governo em reabilitar a referida estrada e pedem celeridade no arranque dos trabalhos.
Mateus António, automobilista, disse que actualmente fazem dois a três dias de viagem da vila do Nzeto à comuna de Kindege e vice-versa.
“Não tem sido fácil circular nessa estrada, principalmente na época chuvosa. A via está péssima”, referiu.
Para Janeth Costa, comerciante de frutas, disse que já perdeu a mercadoria por muitas vezes, devido à demora que se faz na viagem entre Kindege/Nzeto.
“Muitas laranjas e ananás, sobretudo, acabam de apodrecer durante a viagem. Há mementos em que ficamos mais de três dias na via”, lembrou, frisando que o anúncio da reabilitação do referido troço é bem-vindo.
A comuna de Kindege, fronteiriça com o município do Bembe, província do Uíge, tem uma população estimada em mais de 10 mil habitantes. DMN/JL