Luanda – O novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), orçado em 2.8 mil milhões de dólares, tem a sua inauguração prevista para o dia 10 de Novembro do corrente ano, anunciou, esta sexta-feira, o ministro dos Transportes, Ricardo D´Abreu.
Implantado a 42 quilómetros (km) do centro da cidade de Luanda, no município do Icolo e Bengo, numa aérea de 75 km², o novo aeroporto foi projectado para acolher aeronaves de grande porte como o Airbus-A380, tendo uma capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros por ano, volume cinco vezes superior ao trafegado no actual Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
Falando em conferência de imprensa, no final de uma visita guiada de jornalistas ao local, o titular dos Transportes avançou que o aeroporto deverá receber a sua certificação até ao final do mês de Outubro próximo.
Ricardo D´Abreu explicou que o arranque do Aeroporto Dr. António Agostinho Neto vai obedecer a três fases, sendo num primeiro momento, a partir de Novembro, apenas para cargas, e posteriormente, no primeiro trimestre de 2024, o tráfego de passageiros domésticos, enquanto a última etapa contempla a operação de voos internacionais de passageiros.
Segundo o ministro, já está em curso o processo de transferência de alguns meios e equipamentos operacionais do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o Dr. António Agostinho Neto.
Condições de operacionalidade do novo Aeroporto
Neste particular, o ministro dos Transportes realçou que Angola promoveu importantes reformas no Sistema da Aviação Civil Nacional, com uma profunda reestruturação do quadro legal, sobretudo a entrada em vigor da nova Lei da Aviação Civil, bem como a modernização do sistema de navegação aérea.
Do mesmo modo, o governante destacou a criação de um órgão independente regulador, a Autoridade Nacional da Aviação Civil de Angola (ANAC), assim como da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) e da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA), além da transformação da TAAG de empresa pública à sociedade anónima.
Questionado sobre o maior desafio para manutenção do novo aeroporto, o ministro considerou que se prende com o capital humano, com o “know how” nacional.
Quanto à essa preocupação, o ministro considerou que há a necessidade de se criar uma nova geração nacional de especialistas na aeronáutica, com jovens criativos e competentes.
Para este objectivo, vários técnicos das distintas áreas afectas ao funcionamento do aeroporto já estão a ser capacitados para responderem aos grandes desafios que esta infra-estrutura apresenta.
De igual modo, prosseguiu, os especialistas estrangeiros estão a transmitir novos conhecimentos aos técnicos nacionais, num modelo híbrido.
Por outro lado, Ricardo D´Abreu adiantou que o concurso público internacional para gestão do AIAAN será lançado no próximo mês de Outubro.
Aproveitamento das valências do novo aeroporto
O ministro dos Transportes considera fundamental tirar o melhor proveito da capacidade de processamento de 130 mil toneladas por ano da nova infra-estrutura, quatro vezes superior a do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
Segundo o governante, o segmento de cargas, principalmente depois da pandemia Covid-19, passou a ter um peso grande na balança comercial para o sector da aviação civil, por isso o novo aeroporto torna-se num hub (placa giratória) para as mercadorias de trânsito para o continente africano e o resto do globo.
Para a concretização desse objectivo, esclareceu, Angola vai contar com a atracção de parceiros internacionais e novos operadores.
Acesso ao aeroporto
Ricardo D´Abreu destacou os trabalhos em curso nas avenidas Deolinda Rodrigues (EN-230) e Fidel de Castro (também conhecida por Via Expressa), assim como a reabilitação de estradas alternativas no interior dos bairros adjacentes.
Referiu que o acesso ferroviário está em 90 % de execução física, sendo que o mesmo vai funcionar numa linha directa (Estação do Novo Aeroporto/ Estação do Bungo), acrescentando que na mesma direcção vão operar as rotas de autocarros e táxis.
Quanto ao Metro de Superfície, o ministro dos Transportes avançou que já está definido o traçado, decorrendo trabalhos sobre a viabilidade da sua execução.
O Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto conta com duas pistas projectadas para atender 15 milhões de passageiros por ano, dos quais 10 milhões no tráfego internacional e cinco no segmento doméstico, sendo projectado para processar um volume de 130 mil toneladas de mercadorias/ano.
Situação do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro
Segundo o governante, o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro vai continuar a servir para voos especiais, fretados e de cargas, bem como para atender eventuais constrangimentos do AIAAN.
“O actual aeroporto não será desactivado”, assegurou Ricardo D´Abreu.OPF/BA