Luanda – Um conjunto de dez infra-estruturas rodoviárias estão a ser construídas e reabilitadas a nível da província de Luanda, para melhorar a mobilidade urbana e o acesso ao Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, com inauguração prevista para Novembro próximo.
Entre as vias novas em construção, o destaque recai para o troço Kimbango/Via Expressa, numa extensão de 21 quilómetros, onde já decorrem as obras de drenagem, que se prevê concluir depois do mês de Novembro.
Segundo a directora do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) em Luanda, Rosária Kiala, em entrevista à Rádio Nacional de Angola (RNA), consta também da lista de construção de novas vias o troço que sai da Centralidade do Zango 5 para a Estrada Nacional Deolinda Rodrigues, com vista à melhoria de acesso ao novo aeroporto.
Esclareceu que as duas vias são de raiz e contemplam asfalto, passeios, iluminação pública, macrodrenagem, fundo de caixa, subleito, subbase e bases.
Avançou que as obras de um dos dois viadutos que estão a ser erguidos para entrada e saída ao acesso ao novo aeroporto decorrem de forma satisfatória, prevendo ser concluído antes da data da inauguração da infra-estrutura aeroportuária.
Quanto aos troços em reabilitação, apontou as obras em curso na Avenida Deolinda Rodrigues, que está a beneficiar de separadores centrais, reparação do sistema de drenagem e colocação de novo asfalto.
Referiu também que nessa avenida está em execução o alargamento de paragens para transportes públicos, a reabilitação e instalação de novas pedonais, para garantir a segurança dos peões.
Questionada sobre a reabilitação do troço Vila de Viana/Zango 0, passando pelo cemitério deste município, e da via Ponte Partida/Suave/Bairro “Jacinto Tchipa”, Rosária Kiala disse que estas empreitadas estão sob responsabilidade do Governo Provincial de Luanda (GPL).
Em relação às pedonais, a directora do INEA assegurou que se prevê a colocação de cerca de oito novas passagens aéreas no perímetro entre a Via Expressa e a Avenida Deolinda Rodrigues.
Para além disso, a fonte apontou também que esse projecto abrange a reabilitação de 20 pedonais em mau estado de conservação, em vários pontos da capital angolana, assim como a instalação de outras novas em locais com maior fluxo de travessia, como a zona do bairro Grafanil Bar, em Viana.
Rosária Kiala destacou ainda a reabilitação da via expressa, com destaque para o troço Benfica (Cabo Lombo)/Ponte do 25 (Viana), onde estão a ser executados 16 quilómetros para vias de serviço, limpeza e reabilitação do sistema de drenagem, cujas obras decorrem de forma satisfatória.
Adicionalmente, apontou também as obras de manutenção e conservação das vias do bairro Patriota, das avenidas Pedro de Castro Van-Dúnem Loy e 21 de Janeiro, bem como do troço Futungo/Cabo Lombo, que se encontram a quase 90% de execução física.
Por seu turno, o director-adjunto do INEA, José João, destacou que o troço Vila de Catete/Maria Teresa, na Estrada Nacional 230, que liga Luanda e Cuanza Norte, começa a ser reabilitado em menos de um mês, período em que será consignado a obra desta via.
Segundo o responsável, a consignação dessa obra será feita em menos de um mês, tendo justificado que até ao momento o troço ainda não foi reabilitado por questões de ordem financeira. QCB/AC