Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Kitanda Universitária investe  Kz 50  milhões para construção de fábrica de produtos têxteis

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quinta, 22 Agosto de 2024 | 17h52
Área de exposição da empresa Kitanda das Becas em Ndalatando
Área de exposição da empresa Kitanda das Becas em Ndalatando
Lucas Leitão-ANGOP

Ndalatando– Cinquenta milhões de Kwanzas serão investidos na província do Cuanza-Norte, para a construção de uma fábrica de confecção de produtos têxteis, numa iniciativa privada da empresa “Kitanda Universitária - Casa das Becas”.

A unidade fabril terá serviços de modelagem, bordado, corte e costura, timbragem e vai produzir uniformes escolares e institucionais, becas universitárias, fatos masculinos, timbragem e personalização de roupas, entre outros serviços

A informação foi prestada à ANGOP, esta quinta-feira, em Ndalatando, pelo director-geral e proprietário da referida empresa, Anacleto Cubanza, cujo objectivo é o de participar no  desenvolvimento económico da província.

 O arranque do projecto, que já tem financiamentos garantidos, aguarda pela disponibilização de um espaço pelas autoridades do município do Cazengo (sede da província), onde se pretende instalar.

O projecto vai garantir 100 novos postos de trabalho, sobretudo, para jovens.

O jovem empreendedor, de 40 anos de idade, conquistou o mercado do Cuanza Norte há dois anos, com a comercialização de uniformes escolares e becas universitárias.

Atualmente, é o principal fornecedor deste tipo de equipamentos aos alunos e estudantes de várias instituições de ensino da província, empregando 20 funcionários.

A empresa com um volume de facturação de 25 milhões de kwanzas/mês conta, actualmente, com uma loja de venda de batas e uniformes diversos em Ndalatando.

 Anacleto Cubanza disse que os uniformes são adquiridos em Luanda e outros no exterior do país, facto que tem encarecido os custos operacionais.

Por esta razão, confinou, o empreendedor aposta na instalação de uma fábrica própria, visando a maximização dos lucros e redução dos custos.

A cidadã Maria Quintino elogiou a referida iniciativa empreendedora.

 Acrescentou que esta iniciativa está a permitir que estudantes universitários deixem de se deslocar a Luanda, para aquisição de becas para as cerimónias de outorga de diplomas de fim do curso.

O docente Pedro Azarias considerou, igualmente, de positiva a abertura da referida unidade comercial na província, o que está a contribuir para a redução dos preços dos uniformes escolares. LJ/DS/YD





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+