Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Invasão da Fazenda Avinova com danos em mais de kz 200 mil milhões

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 06 Julho de 2023 | 16h12

Cacuaco - Actos de invasão e vandalização da Fazenda Avinova, no município de Cacuaco, em Luanda, desde 2016, resultaram em danos nas infraestruturas, avaliados em mais de 200 mil milhões de kwanzas (equivalente em dólares, em cerca de três milhões), informou hoje a gestora, Maria José Vitoriano.

Em declarações à ANGOP, sobre o sucedido, a responsável informou que, durante o período (de cerca de 8 anos), em que a empresa reduziu a actividade, elementos alheios romperam as redes de proteção e furtaram utensílios importantes dos abatedouros, das incubadoras e das naves poedeiras, resultando em danos financeiros consideráveis.

Maria José Vitoriano mostrou-se bastante preocupada com esta questão, referindo já ter solicitado à intervenção da administração local, pois a mesma entende que a presença de elementos estranhos ao perímetro da fazenda, com casebres, pode colocar em risco a actividade.

“Esta é uma unidade de produção de animais, não podendo estar ladeada por habitações, pois existem pormenores de biossegurança que devem ser levados em consideração e que não permitem a presença de bairros, dentro deste espaço”, argumentou.

Salientou que, neste momento, a fazenda está a negociar com o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), no sentido da obtenção de um crédito de três a quatro milhões de dólares para alavancar a produção nesta fazenda.

Ao fim deste trabalho, à equipa de reportagem da ANGOP entrou em contacto com a administração local  para  obter uma resposta sobre o assunto em questão e a mesma respondeu que “estes terrenos têm proprietários, pelo que não é da alçada da administração”.

A Fazenda Avinova, fundada no ano 2000, ocupa a extensão de 112 hectares. No espaço, está aplicada uma fábrica de ração, capaz de produzir 37 toneladas do produto, em cada oito horas, uma incubadora artificial, com capacidade de  98 mil ovos num ciclos de 28 dias.

A infraestrutura tem quatro pavilhões para produção de 100 mil frangos por ano, naves poedeiras, uma de recria e um abatedouro, cuja capacidade é o de 2.5 toneladas de frango por dia.

O investimento inicial da fazenda foi de sete milhões e 600 mil dólares, aplicado na construção desta estrutura de carácter integrado.

Em 2016, o contexto económico do país levou a que a fazenda reduzisse consideravelmente a produção e encerrasse parte considerável das linhas de produção, limitando-se somente à incubadora que, actualmente, produz 25 mil pintos. DIF/ACS/AC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+