Mbanza Kongo – Uma nova estrada para os camiões contentorizados que fazem o percurso Luanda/Zaire/Cabinda, passando pela vizinha República Democrática do Congo (RDC), será construída nos próximos tempos.
O anúncio é do governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, quando apresentava a situação socioeconómica da região aos deputados da 3ª comissão da Assembleia Nacional, que durante dois dias trabalharam nesta parcela do território nacional.
Conforme o governador, a referida via será construída entre os municípios do Tomboco e Nóqui, numa extensão de aproximadamente 110 quilómetros.
A medida, de acordo com Adriano Mendes de Carvalho, visa desafogar o fluxo de camiões que todos os dias escalam a cidade de Mbanza Kongo, em trânsito para a província de Cabinda e para a vizinha RDC.
Acrescentou que para além de encurtar a distância, a nova via de acesso proporcionará uma circulação mais cómoda aos camionistas que fazem o referido itinerário.
“Queremos que com a nova circular, os camiões contentorizados deixem de passar dentro da cidade de Mbanza Kongo, a capital da província”, referiu.
Refira-se que dezenas de camiões oriundas de diferentes pontos do país, transportando mercadorias diversas, escalam todos os dias a cidade de Mbanza Kongo em trânsito para Cabinda e RDC.
A estrada de acesso à fronteira do Luvo, no município de Mbanza Kongo, é a via mais utilizada por camionistas que fazem essa rota internacional. JL