Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador quer aumento da produção agrícola em Calandula

     Economia              
  • Malanje • Quarta, 04 Setembro de 2024 | 19h18
Governador de Malanje, Marcos Nhunga
Governador de Malanje, Marcos Nhunga
Aurélio Cua-ANGOP

Malanje- O governador provincial, Marcos Nhunga, reiterou hoje, na comunica do Cota, Município de Calandula, o apelo aos agricultores para o aumento da produção agrícola e animal, para melhorar a oferta de produtos no mercado.

Apontou inicialmente a expansão dos campos de cultivo e posteriormente as de plantio das diversas culturas, como condição para a concretização desse objectivo, com vista a concorrer para a auto-suficiência alimentar.

O governante fez esse apelo quando procedia a abertura da III edição da feira agrícola do produtor da comuna do Cota, enquadrada nas comemorações do 95º aniversário do município de Calandula, assinalado a 2 deste mês, tendo manifestado os apoios institucional, material e outros do governo para que os agricultores consigam atingir esse objectivo.



Por outro lado, Marcos Nhunga reconheceu haver muitos problemas por se resolver na comuna do Cota, com vista a se atingir o desenvolvimento pretendido, tendo assegurado que tudo será feito com vista a se mitigar as dificuldades de energia, educação, água e outras que ainda se registam.

Por sua vez, o administrador municipal de Calandula, Mateus Vunge enalteceu a potencialidade agrícola da circunscrição, face a fertilidade dos solos e da bacia hidrográfica, para além da população que se dedica à agricultura, o que tem garantido com incidência a actividade agro-pecuária familiar.

Apontou o relançamento da produção do café, sobretudo nas comunas de Cateco-Cangola e Cuale, como outro factor que vem trazendo robustez à economia para os próximos tempos e o desenvolvimento de outros sectores complementares ao sector económico.

Por esse facto, 45 por cento do orçamento do Programa de Combate à Fome e à Pobreza do município é destinado à agricultura familiar, através da preparação de terras e distribuição de imputes agrícolas.

Enquanto isso, os expositores mostraram-se satisfeitos pela realização da feira, pois vão aproveitar vender e mostrar a sua capacidade produtiva, mas pediram ao governo provincial no sentido de melhorar as vias de acesso do campo para cidade para permitir o rápido escoamento da produção.

A decorrer até domingo (8), a feira visa o escoamento dos produtos das famílias camponesas, das Associações e das Cooperativas agrícolas, bem como a promoção das trocas comerciais e a venda de diversas culturas produzidas localmente, com destaque para a mandioca, inhame, milho, feijão, fruteiras, ananás, banana, hortícolas, entre outras.

O evento decorre sob o lema “Com a agricultura familiar rumo ao combate à fome e à pobreza” e nela participam mais de 50 expositores entre fazendeiros, agricultores familiares e jovens empreendedores. RM/NC/PBC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+