Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Global Business garante financiamento para projecto ferroviário no Namibe

     Economia              
  • Namibe • Sexta, 06 Setembro de 2024 | 16h51
Pormenor de uma locomotiva
Pormenor de uma locomotiva
David Dias-ANGOP

Moçâmedes - O Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) contará, nos próximos tempos, com um financiamento de 700 milhões de dólares para ligação de 400 quilómetros, na linha que liga Angola a Namíbia, passando pelas províncias do Namibe, Huíla e Cunene.

Segundo o delegado provincial do CFM, Francisco Mário, o financiamento vai ser disponibilizado pela Global Business Development (GBD), devendo o projecto ser implementado após a conclusão das obras de reabilitação do Porto do Namibe, prevista para 2025.

O delegado falava à imprensa esta quinta-feira no final de um encontro entre membros do governo local e da Global Business Development, durante o qual foi apresentado o referido plano, denominado “Trans-Cunene”.

Referiu que, uma vez implementado, o projecto trará muitos ganhos, começando por empregar jovens e facilitar as trocas comerciais no corredor sul do país, podendo alavancar o desenvolvimento dos transportes de uma parte da região da SADC.

Por sua vez, o responsável da GBD, Harold Luttchau, manifestou o interesse em desenvolver o trabalho, tendo apontado vantagens no que concerne às trocas comerciais.

Sublinhou que o projecto não vai apenas beneficiar Angola e a Namíbia, mas também o Botswana, Zimbabwe, a Zâmbia e outros países de África, facilitando as trocas comerciais, o aumento de postos de trabalho e o alargamento de investimentos no país. LG/FA/VC

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+