Talatona – Os empresários nacionais e estrangeiros reúnem-se no Lubango, província da Huíla, para traçar estratégias que facilitem as trocas comerciais e expansão dos negócios, durante o 4º Fórum Negócios & Conectividade (FNC), previsto para os dias 28 e 29 de Março de 2025.
O facto foi divulgado, hoje quarta-feira, em Luanda, durante a assinatura de um memorando de entendimento, entre o Instituto Geológico Mineiro de Angola (IGEO) e o Grupo Media Nova, parceiros na organização do fórum.
A decorrer sob o lema "Conversar entre parcerias distantes, para aproximar negócios", o certame visa, dentre outros assuntos, criar um ambiente propício para a realização de negócios, atrair investidores para o mercado nacional, dinamizar a economia e contribuir para a diversificação da actividade empresarial no país.
Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho de Administração do IGEO, José Manuel, destacou o evento como uma "porta aberta" para apresentar os trabalhos que o instituto tem realizado, especialmente no campo da hidrogeologia e na pesquisa de recursos hídricos subterrâneos.
Por outro lado, apontou dificuldades financeiras para a implementação de alguns projectos, afirmando que as avaliações de projectos nas regiões leste do país, focadas em águas subterrâneas e minerais críticos, já estão em estágio avançado.
Já o Coordenador Geral do Grupo MediaNova,Pedro Neto, a escolha do Lubango como sede do fórum, serve para expandir as oportunidades e destacar as potencialidades da região, frisando que o conhecimento e as oportunidades não devem se limitar só a Luanda.
Sublinhou que a parceria com o IGEO, que está a preparar a primeira edição conjunta do fórum, abre uma janela de oportunidades para explorar o vasto potencial mineral do país.
Segundo Pedro Neto, Angola possui 38 dos 42 minerais mais importantes e procurados no mundo, o que representa uma grande oportunidade para o país.
A província da Huíla, localizada na região sul do país tem um grande potencial hídrico, com destaque para o rio Cunene e os seus afluentes, além dos rios Caculuvar e Cubango.
A região é uma das maiores produtoras de milho branco e amarelo, com uma colheita estimada em mais de 200 mil toneladas anuais. Municípios como Caconda, Caluquembe e Chicomba são conhecidos como o "Triângulo do Milho", o que reforça a importância do agro-negócio para o desenvolvimento econômico local.
O Forum é uma iniciativa do Grupo MediaNova SA –detentora das marcas Rádio Mais, Jornal OPaís, Revista Negócios em Exame, Agência Media Nova, Revista Chiola e Plataforma WEBA (de distribuição de anúncios publicitários) que junta, para o próximo Fórum, o IGEO.GIZ/MAG