Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Docente apresenta modelo de prevenção de falência em empresas públicas

     Economia              
  • Huambo • Sexta, 24 Maio de 2024 | 16h06
Docente universitário,  Agostinho Chitanda Miguel
Docente universitário, Agostinho Chitanda Miguel
Madalena Leopoldina Cabral-ANGOP

Huambo – O professor universitário Agostinho Chitanda Miguel apresentou, esta sexta-feira, um modelo de análise dos determinantes financeiros de risco de falência das empresas públicas angolanas, com foco na prevenção dos declínios económicos, soube a ANGOP.

O modelo foi apresentado pelo docente da Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos, durante a defesa do curso de mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais.

Agostinho Chitanda Miguel, que como classificação final 15 valores, explicou que a ferramenta, cujos estudos culminaram com a elaboração de um aplicativo disponível na internet, permite determinar o nível de falência das empresas, principalmente, em caso de aquisição ou sociedade.

Disse que o mesmo disponível, igualmente, para empresas privadas, excepto do sector de petróleo e gás, é utilizado para avaliar a situação de liquidez das empresas, para melhor decisão.

Para os gestores, acrescentou, é um modelo que serve para sinalizar em que pé está a empresa, do ponto de vista se saúde financeira e tomar algumas medidas para mitigação do respectivo risco de falência.

Aconselhou os decisores, investidores e empresários para acederem ao aplicativo disponível na internet em prol de uma melhor decisão em caso de compra, sociedade ou gestão das empresas públicas.

Destacou o engajamento e o rigor da Universidade José Eduardo dos Santos e da Faculdade de Economia, em particular na implementação de cursos focados no aprimoramento da pesquisa e da investigação científica.

Por sua vez, o professor universitário Alfredo Teixeira de Lima, apresentou as valências do programa informático Balanced Scoredcard, como instrumento de gestão estratégica no sector público empresarial do Estado angolano, ligado ao mesmo curso de mestrado, com a classficação de 17 valores.

O docente, que por via da sua tese criou um modelo de gestão estratégico para a empresa de Águas e Saneamento do Huambo, informou que o Balanced Scoredcard é uma ferramenta de gerência estratégica, que surge com o propósito de equilibrar as perspectivas operacionais e financeiras.

Acrescentou que a mesma tem como suporte a base organizacional desde a perspectiva cliente, processos internos, aprendizagem e crescimento das empresas, com destaque para as privadas, em conformidade com os interesses dos accionistas.

Na ocasião, o decano da Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos, Domingos João Fernandes, informou que os dois mestrandos, constam dos 80 que começaram as especialidades em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais e Ciências Empresariais, em 2019, dos quais 70 culminaram com a formação, cujas dissertações decorrem até Julho próximo.

Disse que os cursos resultam de uma parceria com Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

A Faculdade de Economia, com oito salas de aula, uma biblioteca, um anfiteatro, uma sala de conferência e demais compartimentos administrativos, ministra cursos de licenciatura nas especialidades de Economia, Gestão de Empresas, Contabilidade e Auditoria, para além dos mestrados em Ciências Empresariais e Contabilidade e Finanças

Foi fundada em 1981 como núcleo da Universidade Agostinho Neto (UAN) tendo funcionado até 1992, dado a situação do conflito armado no país.

Retomou em 2001 ainda como núcleo da UAN e em 2010 foi constituída uma unidade orgânica da Universidade José Eduardo dos Santos. MLV/ALH

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+