Ondjiva – A quarta edição da Feira "Cidade dos Kandengues Tributários", que teve início esta quinta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, está, essencialmente, focada na transmissão de conhecimentos e educação às crianças sobre o pagamento de impostos.
Com duração de quatro dias, o evento, promovido pela 6ª Região Tributária, prevê receber uma média diária de 300 crianças de vários estratos sociais.
Na feira estão montadas 12 bancadas, onde as crianças vão receber várias informações ligadas às acções tributárias, bem como um espaço para divertimento, como jogos.
A propósito do evento, o director regional da 6ª Região Tributária, Hélio Nzage, disse que é um programa de cidadania tributária, que envolve várias actividades de consciencialização das crianças sobre o pagamento de impostos.
Refriu que a presente edição pretende elucidar as crianças a proveniência e encaminhamento dos valores dos impostos arrecadados e outras tributações ligadas ao bem comum, antes da sua distribuição no país.
Realçou que ainda existe muitos problemas ligados à cultura tributária no país, sendo um processo que, aos poucos, as pessoas vão dar valor dos impostos, prazos e forma de pagamento, através da educação de berço.
Por seu turno, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Cunene, Apolo Ndinoulenga, enalteceu a iniciativa da AGT, por permitir promover a educação de cidadania fiscal e alargar a sua compreensão em todas as esferas da sociedade.
Esclareceu que a educação tributária é fundamental para que as crianças conheçam os seus direitos e deveres, conceitos básicos do uso dos recursos públicos e a finalidade dos impostos que servem para o Governo satisfazer as necessidades de todos cidadãos.
Apolo Ndinoulenga referiu que essa educação incentiva os menores a cumprir com o pagamento das contribuições quando atingirem a idade adulta, visando o desenvolvimento económico e bem-estar social dos cidadãos.
As três edições anteriores da Feira "Cidade dos Kandengues Tributários" decorreram nas províncias de Luanda, Benguela e Huíla, respectivamente. PEM/LHE/QCB