Uíge - O núcleo provincial da Associação de Jornalistas Económicos (AJECO) no Uíge foi constituído, esta segunda-feira, para a divulgação de informações sobre as potencialidades da região nos sectores mineiro, turístico e agrícola.
Criada há 25 anos, a AJECO, para além do Uíge, já tem núcleos provinciais em Malanje e Cabinda.
Depois da constituição do núcleo provincial, coordenado pelo jornalista Jaime Reais, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Maria Cavungo, disse que a iniciativa poderá promover as potencialidades agrícolas, turísticas e mineiras da província, visando a atracção de investidores para a sua exploração.
Maria Cavungo, em representação do governador José Carvalho da Rocha, desafiou a delegação da AJECO a trabalhar no sentido de criar uma revista que ilustre e divulgue as potencialidades e as actividades económicas da província do Uíge.
"A institucionalização da AJECO no Uíge acontece num momento em que o governo provincial infrenta grandes desafios para a promoção do desenvolvimento da província, através do estímulo aos produtores.
Referiu que a presença de investigadores na província poderá ajudar na industrialização de frutas tropicais, tubérculos, raízes, captação de financiamento para a produção de café, assim como a transformação da madeira para a construção civil".
Para a vice-governadora, o jornalismo económico é um instrumento fundamental na construção de plataformas de entendimento entre os vários actores económicos e sociais, no livre exercício da actividade e na divulgação de realizações económicas.
Por sua vez, o presidente da AJECO, João Joaquim, considerou a associação como sendo um instrumento fundamental para a construção de pontes entre os vários actores económicos e sociais, visando melhorar o livre exercício da actividade e a divulgação da teoria económica.
Informou ainda que a AJECO tem como missão promover, criar e divulgar informações económicas do país e do resto do mundo.
Durante o acto, que juntou membros do governo provincial, jornalistas, economistas e estudantes, foram empossados como delegado do núcleo da AJECO no Uíge, Jaime Reais, enquanto Silvino Fortunato, João Alves e Rita Solange como membros do consellho consultivo.
Tomaram igualmente posse, como membros do secretariado provincial, os jornalistas Carlos Augusto, Joaquim Alfredo, António Capitão, Joaquim Júnior e Nelito Muanauta.